"" Pregação Da Palavra: Pais apostólicos

Pais apostólicos

Estudo sobre os pais apostólicos

 


Vamos aprender teologia, com esse estudo aprofundado sobre os pais apostólicos espero que goste e que Deus lhe abençoe.

OS PAIS APOSTÓLICOS


A “era subapostólica” compreende o período de transição entre os escritos do Novo Testamento e os apologistas do século II. Esse período nos ajuda a entender a transição da Igreja Apostólica do primeiro século para a Igreja Católica do final do século II (como descrita por Irineu).


Clemente.

Carta escrita da Igreja de Roma em cerca de 96 A.D. para a Igreja de Corinto. É tradicionalmente atribuída a Clemente, líder na Igreja Romana naquela época (embora seu nome não apareça no texto).

A Igreja Coríntia havia demitido todos os seus líderes e Clemente escreveu em resposta à divisão que se seguiu. Há uma grande ênfase na importância da devida ordem na Igreja.

Clemente também frisa a necessidade de sucessão regular no ministério cristão: Deus enviou Cristo, que enviou os apóstolos, eles apontaram os bispos e diáconos, que indicaram os seus sucessores. Sendo assim constituídos não deviam ser removidos sem causa. Os Coríntios, portanto, deveriam restaurar seus líderes depostos ao seu ofício. É interessante notar que Clemente ainda não tinha consciência da forma posterior de ministério tríplice: bispos, presbíteros e diáconos. Em 1 Clemente, como no Novo Testamento, as palavras “bispo” e “presbítero” referem-se à mesma pessoa.


Inácio.

Bispo de Antioquia (início do séc. II), foi levado a Roma para ser martirizado. A caminho de Roma escreveu sete cartas: cinco às igrejas da Ásia Menor, uma a Igreja Romana, e uma a Policarpo, bispo de Esmirna.

É o primeiro escritor a apresentar claramente o padrão tríplice de ministério: um bispo numa igreja com seus presbíteros e diáconos. Ele argumenta vigorosamente em defesa do seu modelo, uma indicação que não era ainda plenamente estabelecida. Sua carta a Roma é visivelmente silenciosa sobre um único bispo (monárquico) lá, mostrando que o modelo tríplice ainda não havia alcançado o Ocidente. Ao defender a tríplice formação ministerial Inácio tinha como preocupação principal a unidade da Igreja. O bispo é visto como o foco da unidade tanto contra cismas como heresias.

Seu martírio iminente o afligia profundamente e ele o recebeu alegremente como um selo sobre o seu discipulado.


Policarpo.


Foi bispo de Esmirna por muitos anos. Quando jovem assentou-se aos pés do apóstolo João. Conheceu Irineu, o mais importante personagem cristão do final do século II. Recebeu uma carta de Inácio. Escreveu uma carta a Igreja em Filipos. Foi martirizado, provavelmente em 155 (possivelmente em 166 ou 177) já um homem idoso.

Um relato comovente de seu martírio sobrevive na Carta aos Esmirneanos Sobre o Martírio de Policarpo. Quando tentado pelo governador romano a injuriar a Cristo, respondeu:

“Oitenta e seis anos eu tenho sido seu servo e ele não me tem feito nenhum mal. Como eu poderia então blasfemar do meu rei que me salvou?”






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